segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"Andando na luz"




"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado".I João 1.7

. Andar na luz é viver segundo a revelação da Palavra de Deus.
(Sl.119.105)Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Enoque andou com Deus

“Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”. Gn 5.22-24,

1. AS CIRCUNSTÂNCIAS DO SEU ANDAR

- Não se associava com os ímpios daquela época
- Desviava-se das coisas perversas, do homem mal”.
- Foi um homem com responsabilidade familiar.
- Reconheceu que o filho dado por Deus, era uma bênção, “herança do Senhor”.

2. AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA ANDAR COM DEUS

Fé- “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus”. Hb 11.5. A fé foi a característica básica da vida de Enoque. Como é que podemos andar com um companheiro invisível, a não ser por fé? A palavra “fé” é “pistiv” – (pistis) no grego e nos dá a idéia de “convicção”, “fidelidade”, “confiança”. Enoque tinha confiança em Deus.

Obediência - Para que haja uma verdadeira harmonia entre Deus e o homem, é necessário que o homem esteja de acordo com os princípios ordenados por Deus em sua Santa Palavra. Rm.12.2, “Porque a vontade de Deus é boa agradável e perfeita.Ex: Abraão e Isaque.

Humildade - Deus não mantém relacionamento com quem é soberbo, orgulhoso, mas tem prazer em conviver com o humilde, (Sl 139.6) “O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe”.Ex: A serva de Naamã(2 Reis 5.)

Comunhão -“Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.” Ter comunhão com Deus significa andar de acordo com o caráter de Deus.Ex:Daniel

3. AS CONSEQUÊNCIAS DO SEU ANDAR COM DEUS

- Ele aprendeu a vontade de Deus, e assim soube profetizar. Um profeta de Deus somente tem condições para exercer o ministério profético se conseguir captar a vontade de Deus, caso contrário será um profeta que exporá apenas suas próprias palavras e as visões do coração. Jr 23:16, “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR”.
- Deus o tomou para si. Enoque alcançou o favor de Deus. (Hb 11.5,)

O apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios 5.9 nos fala acerca, do fruto da luz: “porque o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça, e verdade”. Três grandes virtudes a serem cultivadas pelos cristãos:

BONDADE: Por causa do pecado em nós, a bondade não é algo que “brota” naturalmente. Por isso ela precisa ser cultivada, precisamos nos exercitar. Ao cultivarmos a bondade perceberemos que ela traz consigo outras virtudes agradáveis e desejáveis para a vida: o respeito, a paciência, o carinho, o amor, a compreensão, etc.

JUSTIÇA: Como filhos da luz, somos exortados a praticar a justiça.E isto só é possível porque Deus nos fez “filhos da luz” e derramou em nós o seu amor.(Sl.89.1)
justiça e juízo são a base do seu trono.

VERDADE – A bíblia nos fala acerca de Adão e Eva. Apesar de terem tido o privilégio de andarem na presença do SENHOR e de conversar diariamente com o Criador, eles foram enganados pelo “pai da mentira”.
.É bem fácil entrarmos pelo mesmo caminho.A mentira por mais bem intencionada gera pecado .
. Nem sempre é fácil ser transparente, sincero e verdadeiro. Mas sempre que agirmos na verdade, estaremos no caminho certo. Mesmo que a nossa verdade signifique confessar nossos erros e fraquezas. A verdade pode ser dolorosa, mas é o caminho mais curto para resolver aos problemas. Vai-se direto ao ponto, enquanto que a mentira nos conduz por um caminho aparentemente agradável, mas depois sempre traz sérios prejuízos para a nossa vida.
. Com a queda de Adão, o pecado entrou no mundo. No entanto, se cumprirmos as condições estabelecidas por Deus, seremos purificados de todo pecado.

A bíblia diz: (Rm 13.12) “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz”.

JESUS É A LUZ DO MUNDO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário